Certificação LIFE

LIFE Certification

O Banco ABN AMRO S.A. obteve em 2016 a Certificação LIFE, tornando-se a primeira instituição do mercado financeiro no mundo a neutralizar o seu impacto à biodiversidade.

O Certificado é emitido pelo Instituto LIFE que adota uma abordagem quantitativa para estimar o impacto negativo na biodiversidade resultante das atividades da organização. Entre os item avaliados estão incluídos a geração de resíduos ao meio-ambiente, consumo de energia e água, emissão de CO2 através de viagens corporativas, entre outros. Portanto, a metodologia define o objetivo mínimo a ser alcançado em ações compensatórias para neutralizar esse impacto à biodiversidade.

Com o objetivo de neutralizar o seu impacto à biodiversidade, o Banco ABN AMRO S.A. está patrocinando um projeto na Mata Atlântica para preservação de mamíferos de grande porte. O projeto apoia a produção de pesquisas científicas com o objetivo de identificar a presença e propor ações para a preservação de grandes mamíferos no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar. Essa região representa um dos últimos refúgios da Mata Atlântica na conservação da vida selvagem, incluindo os grandes mamíferos ameaçados de extinção como a anta, queixada, onça-pintada, entre outros. O projeto é realizado pela ONG IPEC (Instituto de Pesquisa Cananéia) que trabalha na região há mais de 20 anos.

Por que preservar os grandes mamíferos?

Com a certificação, o ABN AMRO reforça seu compromisso na busca de criação de valor a longo prazo para as partes interessadas - clientes, acionistas, funcionários e sociedade como um todo.

Sobre o IPEC

O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) é uma organização não governamental sem fins lucrativos de interesse multidisciplinar, cuja missão é promover estudos e ações em defesa do patrimônio natural respeitando-se hábitos, costumes e práticas locais.

Desde a sua fundação em 1997, o IPEC tem atuado fortemente na pesquisa científica sobre história natural e conservação da vida selvagem, assim como realizado ações de educação ambiental e participando ativamente de diferentes conselhos ambientais da região do Lagamar e nas demais regiões onde ele atua, contribuindo com a manutenção desta importante área.

Para mais informações sobre o IPEC acesse aqui.

Sobre a CERTIFICAÇÃO LIFE

A Certificação LIFE é uma ferramenta inovadora, desenvolvida no Brasil e com amplitude internacional, que proporciona o reconhecimento de corporações que introduzem,  de forma pragmática e mensurável, a conservação da biodiversidade na sua agenda de gestão ambiental.

Esse mecanismo, único no mercado,  atesta o comprometimento de líderes empresariais para o desenvolvimento de uma agenda de responsabilidade corporativa de maneira abrangente e compatível com os desafios globais atuais voltados à conservação.

Baseada em requisitos técnicos e científicos sobre o tema da conservação da biodiversidade e da provisão de serviços ecossistêmicos, a Certificação LIFE: (i) avalia a gestão organizacional da empresa, (ii) calcula seu impacto à biodiversidade e (iii) incorpora o princípio de compensação voluntária, assegurando um componente em investimentos diretos para a conservação.

Para mais informações sobre o Instituto LIFE acesse aqui.